gravação
Matizes da Dança
Assista a esse encontro inspirador e aprofunde-se sobre a aplicação da Dança Circular em áreas diferentes do comum!
Assista aqui a gravação da segunda edição do evento Ohana
Os matizes da Dança
A Dança Circular é amplamente utilizada em áreas educacionais, infantis, ou em projetos voltados à terceira idade.
No entanto, essas são apenas algumas possibilidades de um vasto universo de aplicação, e é sobre isso que vamos conversar na nova edição do evento Ohana, um encontro online apresentado e mediado pelo Giraflor, que irá acontecer no dia 09 de julho, às 19h.
Iremos contar com a participação de convidados especiais que vivem esses diferentes universos na prática, e vão compartilhar conosco insights valiosos sobre essas vivências.
Convidados especiais:
Cleudete Maria Amorin
Coronel Freitas - SC
Mãe da Eduarda e do Vitor
Mestre em educação, professora e
psicoterapeuta
Condutora de Rodas do Sagrado Feminino
Madrinha do Instituto Céu Caminhos do Amor
Instagram: @cleudetemaria.amorin
Alberto Piaia
Coronel Freitas - SC
Pai da Eduarda e do Vitor
Contabilista
Condutor de Rodas do Sagrado Masculino
Padrinho do Instituto Céu Caminhos do Amor
Instagram: @albertopiaia
Gisele Machado
Rio Grande - RS
Licenciada em educação física, especialista em educação física escolar, mestre em educação, doutoranda e professora da rede estadual.
Focalizadora de Danças Circulares e criadora do Grupo Tulipa Danças Circulares.
Idealizadora e executora dos Projetos de Formação Continuada de Professores(as) e Oficinas para Alunos(as), intitulados “Educação para as Relações Etnicorraciais (ERER) através das Danças Circulares” e “Histórias e Culturas Indígenas através das Danças Circulares” na perspectiva das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Instagram: gisele.machado.1044
Cristiane Silveira de Souza
Criciúma - SC
Assistente Social, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas e Cidadania, e em Captação de Recursos para Projetos. Formação em Constelações Familiares Sistêmicas, facilitadora de Círculos Femininos e integrante de grupos de estudos do Sagrado Feminino.
Focalizadora de Danças Circulares com formação em: Teoria, Metodologia e Prática das Danças Circulares; Danças Tradicionais dos Povos; Danças Indígenas; Danças Celtas; Danças Meditativas; Danças Circulares Infantis; Danças da Paz Universal; A Dança em Tempos de Mudança.
Instagram: @crissilveiradesouza
Apresentação:
Além desses convidados especiais, você vai contar com os insights e com a experiente condução das queridas focalizadoras do Giraflor: Adriana Bisconsin e Lili Mizumoto.
Adriana Bisconsin
Adriana Bisconsin é cofundadora do Giraflor Danças Circulares. Focalizadora e coreógrafa de Danças Circulares desde 2004, é também escritora, musicoterapeuta, estudiosa e pesquisadora musical aplicada às Danças Circulares.
É referência no Paraná por ter sido pioneira, trazendo as Danças Circulares às escolas do estado através do Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro. Esse trabalho levou oficinas de danças circulares aos professores da rede estadual, um passo muito significativo para a inclusão da dança nas diretrizes curriculares.
Hoje mantém seu foco em cursos de imersão, no formato de retiros, e em trabalhos inovadores voltados para o universo online.
Lili Mizumoto
Lili Mizumoto é cofundadora do Giraflor Danças Circulares. Focalizadora de Danças Circulares desde 2005, atuou ao lado de Adriana Bisconsin até 2015. E agora, volta ao Giraflor em projetos específicos.
Iniciou seus primeiros passos aos 2 anos e formou-se em ballet clássico pela Royal Academy of Dance em 2005. Encontrou no universo das Danças Circulares a possibilidade de experienciar outros movimentos, ritmos e sonoridades.
Dentro deste universo buscou contato com diversos professores, participou de festivais internacionais que possibilitaram uma diversidade de repertório e apreço pelos detalhes dos gestos e passos. Além disso, foi através do universo das danças, que se reconectou com sua origem japonesa.
Mas, por que Ohana?
Talvez você esteja se fazendo essa pergunta. Na semana do Dia Internacional da Dança (29/04) nós preparamos uma programação incrível, com três grandes encontros, à qual chamamos de “Semana Ohana”.
Este novo encontro que estamos preparando para o dia 09/07 será uma nova edição deste evento, desta vez realizado em um dia único, com o tema Matizes da Dança.
Ohana é uma palavra havaiana que representa uma filosofia de vida.
Famosa pelo filme “Lilo & Stitch”, da Disney, com a frase “Ohana significa família, e família significa que ninguém fica para trás ou é esquecido”, ela enfatiza a importância dos laços que nos conectam.
Mas não apenas os laços sanguíneos, como também os laços com as pessoas que escolhemos para fazer parte da nossa vida, os laços com aqueles que escolhemos como nossa família.
Os laços como aqueles que são criados em cada encontro do Giraflor. Laços de vida e de alma.
Em um mundo cada vez mais complexo, Ohana nos convida à simplicidade, reforçando a importância do amor, do cuidado e do compromisso mútuo.